Perguntas

Quais os tipos de acomodação?

Casa de família local/Homestay

Se você quer participar do dia-a-dia de uma família típica, e de quebra se envolver em outros costumes e cultura, residir com uma família local é a opção mais adequada e também mais barata. Normalmente, inclui refeições (café da manhã e jantar) e um quarto só para você, confortáveis mas sem luxo. E se não gostar? É possível pedir para a escola que mude sua acomodação para outro endereço. As famílias são cadastradas junto às escolas.

Dica Expand: O estudante não se sentirá só e a oportunidade de praticar o idioma é ampliada. Você pode ter a sorte de hospedar-se com uma família que o leva para conhecer os pontos turísticos. Entretanto, apesar de receber uma chave da casa, o entrar e sair deve observar as regras familiares e por hospedar outros estudantes, em alguns casos, o lugar pode estar um pouco bagunçado.

Dormitórios estudantis

Informal e descontraído, os dormitórios estudantis são quartos duplos, simples, onde é possível conviver com outros estudantes estrangeiros, mas nem todos oferecem refeições – o que torna maior o seu gasto com alimentação.Algumas dessas residências oferecem sala de TV e telefone público.

Dica Expand: A limpeza do quarto fica por conta do estudante. Toalhas e lençóis são trocados uma vez por semana. Ideal para pessoas extrovertidas e sociáveis. Porém, por serem procurados por estudantes jovens, essas acomodações podem vir acompanhadas de agitação e barulho. Você encontrará poucos nativos o que diminui sua exposição à cultura locas e à pronúncia da região.

Flats ou Apartamentos

para quem quer privacidade, a opção é a locação de apartamentos ou flats. É possível planejar com antecedência esse tipo de acomodação. Essa é a opção mais procurada para amigos que queiram dividir as despesas e desejam permanecer por período mais longo.

Dica Expand: Dividir custos pode sair mais barato e é independência total. A desvantagem implica em dividir quase tudo, contas, decisões e problemas. Os preços variam de região, e é preciso arcar com eletricidade, gás, água e demais taxas. O contrato de locação (Tenacy Agreement) é realizado junto ao proprietário, mediante depósito como garantia. Seu depósito será devolvido assim que constatado não haver ocorrido nenhum dano à propriedade. Há ainda o Concil Tax, imposto para cobrir os serviços de polícia, brigada de incêndio e coleta de lixo. Mas normalmente, está incluso no preço do aluguel e estudantes são isentos do pagamento desse imposto.

Albergues da Juventude

Ideais para turistas e para quem está de passagem. São acomodações básicas, onde quarto, banheiro e cozinha são divididos. A vantagem é que são baratos. Desvantagem? Você terá que dividir o quarto com pessoas que não conhece. Alguns Youth Hostels, como são chamados os albergues, possuem toque de recolher. Os preços variam entre $20 e $ 60 por noite (em libras esterlinas).

Dica Expand (sugestão: para isso que tal criar uma espécie de carimbo, que apareceria em cada momento em que surgissem as dicas?)
Sua agência deve estar preparada para oferecer muita informação, incluindo detalhes da acomodação. Faça pesquisas por conta própria e questione para que arrependimentos e imprevistos não sejam seus companheiros de viagem!